Ferias de Julho: como ocupar os meus dias? // Semana #27
ph base: @thoughtcatalog |
Olá você, tudo beleza?
Como a bonitinha aqui é uma recém formada eu estou praticamente de férias a meses. E acredite, não é tão legal quanto parece. Na verdade eu me acho uma pessoa mais produtiva tendo uma rotina fechada do que 24 horas do dia livre. Tenho tanto tempo e tanta liberdade que ainda não aprendi a lidar com isso. Ou seja, o ser humano é mesmo um animal complicado.
Recentemente estou tentando me incluir numa grade de horários e até adotei o método de listas que a Isabela (@lazzluisa) indicou, e nos últimos dias ouvi dizer que Julho é o mês das férias ~depois de muito tempo parada, nem os dias da semana e feriados você sabe mais. Eu ~acredito que assim como a maioria das pessoas~ venho querendo me entreter a algum tempo, mas só tenho escrito para o blog e pensado no Instagram, então conclui: se é férias por que não?
Nós (desempregados, aposentados, etc e etc) temos tanto tempo livre que achamos que não merecemos algumas férias imaginárias (afinal, se você já não faz nada a semana toda qual a diferença?), mas irei adotar para mim esse período que a galera está de recesso e fazer coisas que eu queria, mas achava que não podia ou não merecia justamente por poder fazê-lo em qualquer outra hora. Todo aquele papo de obrigação primeiro, diversão depois, sabe? Pois bem. Você acaba não fazendo nada, então essa listinha, apesar de fazer parte do projeto 52 Semanas (que não é o do dim, dim), pode ser realmente útil para mim e de certa forma, mesmo sendo um pouco clichê, espero que vocês peguem boas dicas ou pelo menos divirtam-se lendo.
1 // Maratonas Literárias //
Julho é um mês conhecido pelos leitores como a temporada das maratonas literárias e por ter mais dias de folgas e sem nenhum compromisso, a galera se reúne e aproveita para ler um pouco mais durante o ano. No Instagram você pode encontrar diversos bookstagram mostrando suas tbr para o mês e postando os seus desafios. A parada é tão legal, divertida e acessível justamente porque algumas te dão a possibilidade de escolher um nível: fácil, médio e difícil (os mesmos são caracterizados pelo tanto de livros que você deseja ler nesse tempo determinado). Uma das mais conhecidas é a #Fantastona, que está na sua segunda edição esse ano de 2018. Ela é dedicada aos aficionados por leitura fantástica ~como eu~. A alguns dias também vi uma nova maratona baseada em mêmê: #Memeatona. Legal né? Essa não tem um gênero específico, sendo mais diversa.
- Quem quiser saber como participar de cada uma basta clicar aqui (Fantastona) e aqui (Memeatona) e que a temporada de maratonas comecem e que o amor pela leitura estejam com vocês.
2 // Clube do livro virtual //
Participo de um grupo de WApp que era cheio, mas a mais ou menos uns dois anos somos apenas seis (eu, a Let, a Julia, o Em, o John e o Luch) todos unidos pela paixão Divergente, onde agora somos praticamente uma família, haha. Nós sempre falamos sobre fazer uma leitura em grupo e se reunir para conversar sobre a mesma no Skype já que é possível ver todos de uma única vez), mas o pessoal tem estudado muito e isso complica um pouco. Mas as férias é um ótimo momento para isso, então fica a dica para quem tiver amigos virtuais: façam a leitura de um livro que vocês têm muito interesse e marquem um clube virtual no Skype depois.
- Chama uns dois, quatro amigos, podem ser até os virtuais e combinem de fazer leitura e discutir o livro pelo Skype (ou qualquer outra rede que você use).
3 // Leitura em Grupo //
A diferença desse para a anterior é que aqui você não precisa necessariamente se reunir com seus amigos além de um bate papo do WApp (ou outra rede de sua preferência). Vocês podem combinar o prazo para finalizar a leitura, quantas páginas ou capítulos serão lidos por dia (para não gerar spoiler) e o dia do debate no Grupo de Leitura. Organizar tudo do jeitinho que for melhor para a galera. Acho essas duas alternativas bem legais, principalmente para mim, como moro no interior e não conheço muitos leitores da minha cidade, as pessoas com quem converso sobre literatura são de outros estados ou cidades mais longes, então é um meio muito bacana de ter um Clube do Livro ou Clube de Leitura Virtual ~e conhecer gente nova.
4 // Cinema em Julho //
Tem a turma que pode fazer o tão aclamado cinema em casa (gastando pouco e sendo mais em conta, porque nesse período de crise não tá fácil pagar um combo no cinema, hahaha), mas quem estiver disposto e ansioso a ponto de não esperar os filmes chegarem em DVD e nas plataformas de Streaming pode optar por assistir no cinema. Se você não tiver com quem ir esse é o momento de você declarar independência e se propor a ir ao cinema sozinho. Acho que as pessoas deveriam fazer isso com mais frequência (somos tão dependentes com coisas bobas né?). Agora em Julho teremos desde filmes de heróis e sequência de animações, a dramas e filmes de terror. Cliquem aqui se quiserem saber mais lançamentos de Julho ou vocês podem pesquisar no cinema da cidade mais próxima de vocês.
- Custódia (05 de Julho)
- Homem Formiga e a Vespa (05 de Julho)
- A noite Devorou o Mundo (05 de Julho)
- Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (12 de Junho)
5 // Visitar uma exposição e Ir a feiras livres //
Sabe aquelas feirinhas artesanais/artísticas que o pessoal costuma montar nas praças da cidade? De vez em quando costuma-se ter também pequenas feiras de livros ou até mesmo grandes estandes de livreiros. Não necessariamente uma Feira do Livro do porte de uma Bienal, mas um programa cultural mais simples. Fui certa vez em uma na cidade de Feira de Santana -BA, alguns klm de onde eu moro. Tinha repentistas, estandes com literatura infanto-juvenil e de gêneros diversos. Foi onde comprei meu primeiro livro “De Volta Aos Sonhos” de Bruna Vieira ~faz tempo né? Tinha uma feirinha bem bacana aqui no centro da cidade chamada Armengue na Praça, infelizmente eu estudava na época e meus horários no fim de semana nunca batiam. Não sei se era por temporada, mas tinha uma galera que se juntava para apresentar seus quadros e artesanatos. Seria ótimo se ainda estivessem aqui agora que tenho tempo para ir. :/
Eu poderia citar outras coisas como, fazer um cursinho (aqui tem os cursinhos gratuitos online do SENAI) já que nem todo mundo gosta de ficar completamente parado e mesmo sendo férias, se você escolher um curso mais dinâmico e que você sempre quis tentar, mas nunca teve um tempo é um bom momento e conhecimento nunca é de mais. Aqui na minha cidade não tem, mas eu gostaria de poder ir a Teatros, pesquisem a agenda cultural da cidade de vocês, quem sabe não tem uma atração bacana? Participar de projetos sociais (envolvendo idosos, cães, crianças ou em hospitais) do seu bairro ou da sua cidade talvez não seja tão chato, além de ocupar seu tempo e conhecer novas pessoas, também estará transmitindo boas energias ao universo e quem sabe no fim das férias ele não te transmita de volta? risos.
Seja lá o que você for fazer ou não fazer, apenas garanta que esteja bem, okay? De todas as coisas que citei a que realmente gostaria que tentassem fosse conhecer a si mesmo. Seja na oração, na meditação, na prática de Yoga e outras atividades. O melhor lugar no mundo é nosso lar, a nossa família são as pessoas com quem nos sentimentos bem e a paz no mundo na verdade é a nossa paz interior. Se ela habitar em nós não importa se você vai ao cinema três vezes na semana com os amigos ou pedalar sozinho no domingo a tarde. Você vai se sentir bem em qualquer lugar e fazendo qualquer coisa, pois antes de tudo estará bem consigo mesmo. Então, de todo coração, as férias é um período de pausa. De descanso. Tirem esses dias para cuidar de vocês mesmos. Não se importem se o colega vai viajar pra outro país ou coisa semelhante, mas é sobre você. Sobre o que você pode fazer por você. Cuide da sua alma, da sua mente, assim como você se importa em cuidar do seu corpo. Use as férias para dedicar tempo a si mesmo e se conhecer melhor. Trabalhe a sua mente e esclareça seus pensamentos. Sabe… cuide de você. Enfim, que Julho seja um período ótimo. Que tenhamos paz em nós, amor e paciência para lidar com tudo. É nozes!
Obrigada pela atenção de vocês e até o próximo post. 💕
Siga-me nas redes sociais.
0 comentários