Resenha | Simplesmente Acontece de Cecília Ahern

by - janeiro 16, 2019





"O que foi que eu fiz na minha vida que precisava ser feito de verdade? Eu sempre tive escolha, e sempre escolhi o caminho mais fácil." — Rosie (Love, Rosie)


Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples. // Média no Skoob: 4.2|| Título Original: Love, Rosie || Autora: Cecília Ahern || Páginas: 448 || Gênero: Romance, Chick-Lit || Editora: Novo Conceito || Lançamento: 2014 // Skoob // Amazon



              Quem já leu Garoto Encontra Garota de Meg Cabot vai estar totalmente familiarizado com a dinâmica narrativa que é Simplesmente Acontece. Também narrado em forma de e-mails, salas de bate-papo online e cartões temáticos anuais, acompanhamos a vida da protagonista Rosie Dune do aniversário de seus sete anos de idade até depois da idade adulta, passando pelo fundamental, ensino médio e tudo mais que a vida nos reserva.

A escrita não é massante e nem arrastada, já que o leitor vai entender o que está acontecendo por meio do que os personagens conversam entre si, e apesar da personagem principal ser a Rosie e não existir um narrador explicito, o ponto de vista é em terceira pessoa, o que nos permite ler conversas e recados mesmo quando não é enviado ou recebido por ela. Isso é um ponto positivo no enredo escrito pela Cecília Ahern porque torna o leitor alguém com "poder de visão". Por diversas vezes nos pegaremos sabendo mais do que os personagens, o que nos fará torcer por eles ou revirar os olhos de impaciência por causa de certos mal entendidos.

Os personagens são bem característicos e construídos. A ambientação se passa em parte em Boston e mais tarde temos algumas cenas sempre por meio de recados, convites e agradecimentos no Estados Unidos. Ao contrário do que a sinopse da a entender, Simplesmente Acontece não é um romance romântico. O livro é muito mais sobre a vida da Rosie desde sua infância até a fase adulta, onde será abordado (chorado, lamentado e comemorado) todas as crises que um ser humano pode passar em sua vida. Ela é o tipo de pessoa cheia de planos, com a vida toda planejada, e já de inicio a Rosie e o leitor recebe uma pancada de surpresa que eu amaria contar para incrementar a resenha, mas irei deixar como elemento surpresa. Mas desde já afirmo que quem conseguir captar e viver esse livro, quando terminar vai estar no minimo inspirado a fazer cada dia de sua vida valer a pena.



Simplesmente Acontece é um livro muito bom, não por ter algo inovador ou de arrasar o coração (apesar de que isso vai depender do quanto você se identifica com a Rosie), mas porque é o dia a dia, as vezes mês a mês, de um ser humano como qualquer um de nós. Por vezes você vai estar lendo conversas de uma Rosie de dez anos, e no próximo capítulo uma Rosie de dezessete, e então uma de vinte e cinco. A escritora fez um ótimo trabalho na linha do tempo porque esses saltos no futuro não deixa o leitor perdido nos acontecimentos. Ela destaca as coisas importantes e por vezes nós mesmos percebemos que não aconteceu nada relevante no ano anterior que fizesse diferença sendo narrado.

              O que eu passaria linhas e linhas descrevendo nesta resenha é que Simplesmente Acontece está mais para um Romance ou Chick-Lit;
 e que é a história de uma menininha, jovem e mulher que tem, planejado, se surpreendido, apanhado e desacreditado da vida por diversas vezes. A autora nos colocando como leitor onipresente consegue nos mostrar em como a maioria dos problemas que são grande aos olhos de quem passa (Rosie), são na verdade muito simples de resolver para nós, simplesmente porque estamos vendo de longe. Não digo isso como se estivéssemos sendo insensíveis. Digo apenas que estamos um passo atrás dos personagens então conseguimos ver o prédio todo, enquanto eles estão em baixo da sacada com medo do sol e só conseguem enxergar a porta fechada na cara deles.

              Antes mesmo de terminar a leitura eu já estava me sentindo mais viva e com medo. Vi como os últimos cinco anos se passaram voando e em como eu tenho deixado tudo que mais quero para mais tarde. A gente prioriza demais coisas fúteis, empregos estressantes, afastamos as pessoas por orgulho e deixamos que o medo nos impeça de ir atrás do que queremos, mesmo que isso seja um estágio novo, o amor da nossa vida ou uma faculdade em outra cidade. A questão é que estamos aqui. Eu e você. Nessa vida. E e é única, entende?




Não importa se você ainda não realizou o que quer realizar, vai chegar um dia em que você não estará mais disposto, seja fisicamente (velhice) ou vivo para isso. A vida não nos espera, darling. Então a única coisa que você realmente pode fazer é levantar e ir, e no máximo quebrar acara, ou ficar ai sentado, adiando pra amanhã e morrer no medo. Não digo na zona de conforto, digo morrer no medo mesmo. Porque o medo também consola enquanto nos sabota. É difícil dar o próximo passo, eu sei. Mas saiba que você não precisa vencer o medo, tá? Vai com ele mesmo. Empurra pro canto, não escuta o que ele sussurra no seu ouvido, e quando ele estiver gritando significa que você está mais perto de conseguir o que quer. Continue... faça o que tem de fazer hoje. Apenas isso. Não pense no amanhã. Faça o que tem de fazer hoje e assim, as coisas simplesmente acontecem.

              Por fim, é um livro que fará o leitor refletir sobre os seus últimos dias que já se passaram e sobre os próximos que virão. Escrito por Cecília Ahren e publicado no Brasil pela editora Novo Século em 2014, 
Simplesmente Acontece vai te fazer rir, querer sacudir a Rosie Dune e em seguida se emocionar ao perceber que a realidade dela pode se tornar a sua facilmente se não abrir os olhos para suas atitudes (ou a falta delas). O livro também foi citado em nosso Listando 5 de Livros para presentear no Natal — mas que serve para qualquer outra época do ano, tá?


É isso pessoal. Obrigada pela atenção de vocês e até o próximo post. 💕

É nóis, turma!


Vamos nos seguir nas redes sociais, migos.

You May Also Like

8 comentários

  1. Nunca li esse livro, acredita? Vi o trailer do filme já faz um tempinho e gostei bastante, mas até agora não tinha lido resenha nenhuma. Fiquei bem curiosa com o enredo, me parece daquelas leituras que mexe com o leitor.

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Eu já li muito da autora, agora tem um tempinho que não leio e esse foi o último.
    Fico feliz que tenha sido uma leitura tão boa para você e que trouxe tantas reflexões, acho tão bom quando isso acontece.
    Eu já não consegui me conectar muito bem e acabou sendo uma leitura meio arrastada para mim. Mas penso que não foi o momento e vou tentar reler em outra oportunidade.

    bjs
    Fe

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Amei sua resenha, ela me empolgou muito! Isso porque eu sou apaixonada no filme e era louca para ler a obra, mas fui perdendo a vontade pelas idas e vindas deles haha Acabou que você me ajudou a resgatar esse amor ela obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que resenha gostosa de ler! E olha que esse é um gênero que normalmente eu nem teria interesse, rsr. Mas fiquei curiosa para conhecer mais da vida dessa protagonista e ter também todas essas reflexões que você fez (e eu amei!). Tenho pensado muito sobre tudo isso ultimamente, especialmente por conta de um vídeo da Jout Jout xD com uma médica que faz cuidados paliativos e escreveu um livro sobre isso. Todos esses questionamentos sobre o que a gente tá fazendo, se tá valendo a pena a vida que levamos etc também tem lá (no vídeo e no livro dela) e eu tenho me feito muito também. Enfim, fiquei curiosa de verdade com essa história. ^^

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Que resenha linda! Além de inspiradora, deu vontade de ler esse livro agora! Hahaha. A primeira vez que vi o filme desse livro, minha irmã estava assistindo e chorando, então automaticamente perdi o interesse, porque não sou a maior fã de "filmes de chorar". Mas, há poucos dias, quando ela foi rever, decidi assistir também, e achei a história tão essencial, do tipo que nos dá leves toques sobre como a vida passa rápido e o que estamos fazendo para aproveitá-la. E Não chorei, mas faltou quase hahaha. É uma história realmente bonita, que me surpreendeu. E através da sua resenha, pela primeira vez senti vontade de ler o livro também, porque a história parece ser ainda mais tocante. Amei a resenha, parabéns! <3

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti ao filme, gostei muito da forma como a história foi construída, afinal a vida é muito curta e passa rápido para ficarmos esperando que as coisas simplesmente aconteçam. Quero muito ler o livro, pois curti a escrita da autora em "Como se apaixonar". Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jessie, tudo bem? Acredita que eu nunca assiste ao filme (mesmo tendo o DVD em casa) ou li esse livro? Na verdade, fiquei sabendo que era uma adaptação literária ano passado, quando minha irmã comprou o livro e deu de presente no amigo secreto. Um dos principais motivos para não ter assistido, é achar esses romances muito clichês e com finais parecidos mas, agora estou curiosa para saber como ele termina....kkk

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Oiii,
    eu vi o filme e gostei muito, mas ainda não li o livro. E pelo que você descreveu parece incrível. É maravilhoso quando um livro nos coloca para refletirmos sobre a vida, isso dá um sentido a mais à obra. Eu sempre pensei que Simplesmente Acontece era realmente um romance romântico, haha. E fico feliz por descobrir que é mais que isso. Enfim, amei a resenha e sua reflexão e conselhos. ❤️
    Um beijo 😘

    ResponderExcluir