Resenha | A Colina Esmeralda de Sidnei Coelho
Estou lendo outro livro escrito pelo mesmo autor e em "A Colina Esmeralda" pode-se notar que Sidnei Coelho (clique aqui para saber mais sobre o autor e suas obras) mantém o mesmo estilo narrativo. Como se o leitor estivesse sentado com Patrick, o personagem, em uma tarde chuvosa e saboreando um chá enquanto nos conta sua história.
Patrick é um apaixonado por surf e após alguns anos dedicando-se profissionalmente o jovem percorre uma viagem marítima junto de alguns amigos e companheiros de equipe. Com uma narrativa sem muitos detalhes o autor constrói o personagem principal a cada linha, informando-nos sobre seus gostos e seu espírito sonhador, mas apenas o suficiente para que quem esteja lendo possa entender o que virá a seguir.
Algo acontece e faz com Patrick se afaste, sem intenção alguma de fazer isso, da mulher que ele ama. A história se desenvolve a partir daí: ele conhece pessoas cheias de sabedoria e viaja por alguns lugares até reencontrá-la. Um ponto que pode ser negativo, mas que varia de pessoa para pessoa, é que existem algumas situações em que aparentemente não a fundamento e o escritor utiliza do sobrenatural para tapar brechas, ex.: um personagem que sabe de coisas que não deveria. Mas o leitor escolhe se isso é um problema ou não. Acredito que seja uma questão de variar de crenças para crenças. Eu particularmente, achei interessante.
A obra possui apenas cento e sessenta e duas (162) páginas, que como diz vocês: dá pra ler em uma sentada. E não é porque é parceiro nosso, mas foi uma leitura bem gostosa e que finalizei com rapidez. Claro que, assim como existem Poesias, Crônicas e outros gêneros, pode ser que o leitor que está acostumado e tenha preferência por histórias mais desenvolvidas e demoradas, possa não se conectar. Mas como eu disse, A Colina Esmeralda possui um ritmo de acontecimentos rápidos e uma narrativa em bate-papo entre narrador e leitor.
Narrado em primeira pessoa foi como conversar com o personagem principal. O leitor se fixa no primeiro plot twist "ouvindo" Patrick contar suas aventuras até chegar no segundo momento principal do livro. Penso que se a história fosse narrada com mais calma e descritiva seria uma aventura ainda mais envolvente. Ler cada viagem aos detalhes e conhecer mais os personagens. Mas entendo que isso é um estilo particular do autor e é bom na verdade. Recomendo o livro a todos e em especial aos que estão começando o hábito da leitura, aos que buscam um livro leve ou quer praticar a dupla leitura.
Queria ressaltar que o autor, Sidnei Coelho, aparenta abordar Sonhos com frequência em seus livros, eu achei isso inspirador. Em A Colina Esmeralda, Patrick ganha e perde algo muito importante e não desiste, mas persiste em reconquistar. Também é lindo e tocante quando notamos a forma carinhosa que o autor desenvolve a família e os amigos na vida dos seus personagens principais.
“A verdade é que o mar não nos permite errar. Se me recordo com clareza, errei como nunca havia errado.”
— Patrick, A Colina Esmeralda de Sidnei Coelho.
Sinopse: Nesse livro conhecemos Patrick, um surfista que após um acidente se esqueceu do passado e está à procura de Manuela, o seu grande amor.
O Jovem Patrick encontrou muitas coisas por onde andou e acabou por contemplar o sorriso mais lindo, aquele que o cativou. Mas vida é surpreendente, pode acontecer de o vento soprar para o lado errado e nos mudar completamente a direção. Foi o que aconteceu com Patrick. Ele partiu em busca de uma nova aventura e o acaso o fez esquecer o mais importante. Ele se acidentou em alto mar e perdeu completamente a memoria. Tempos depois acordou na casa dos pais e nada fazia sentido.
Foi então que algo aconteceu, ele ouviu um cantar e partir daquele instante as coisas mudaram dentro do rapaz. Ele fechava os olhos e podia vê-la. Todos achavam que era um delírio, no entanto, o seu coração lhe dizia para encontrá-la.
Aqui começa a nossa aventura, o rapaz parte em busca de seus sonhos e encontrará muitas ajudas pelo caminho.
Os encontros com os personagens misteriosos irão nos levar a uma profunda reflexão sobre a vida.
Com um final surpreendente e linda representação do amor.
Nota: este livro faz parte de uma séria, são histórias em que estão introduzidos os personagens que aparecem de forma misteriosa. São eles que guiam os protagonistas ao longo de suas aventuras e nos presenteiam com belíssimas mensagens. Os principais são: o flautista, o desenhista, a poetisa, o jardineiro, o faroleiro, a vidente e a escultora.
Título: A Colina Esmeralda || Autor: Sidnei Coelho || Adquirir na AmazonEditora: Amazon Independente || Páginas: 162 || Ano: 2018
Material cedido pelo autor para resenha, o que é totalmente diferente de um publipost. Não somos pagos. Aqui o material é enviado, avaliado e resenhado com minha sincera opinião.
10 comentários
Eu gosto de histórias que se prolongam pq me apego aos personagens rsrs
ResponderExcluirMas amo um curtinho as vezes, faz bem, a emoção é rápida mas profunda :) no estilo conto e admiro quem sabe contar histórias assim!
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Olá,
ExcluirTambém prefiro os mais longos, mas variar de vez enquanto é bom, não é? haha.
Obrigada pela visita. ♥ ♥
Oi Jessie, tudo bem? Eu também tenho esse livro no meu kindle mas, ainda não consegui encaixar a leitura dele durante o meu mês, por causa da correria do trabalho. Fiquei ainda mais interessada em ler esse livro depois da sua resenha, saber que um personagem passa por muitos problemas mas, não desiste dos seus sonhos é muito animador, o tamanho do livro também ajuda na minha animação...kkk
ResponderExcluirBeijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Oi vivi, tudo beleza. ♥
ExcluirDemorei um pouco, mas consegui pegar o ritmo da narrativa! ^^ Inspirador, né? haha Boas leituras pra ti. ♥ ♥
Oii Jessie.
ResponderExcluirRealmente isso do autor abordar sonhos em suas obras é bem bacana. Chega ser sensacional.
Eu gosto de livros curtos. Fiquei encantada com a premissa.
Beijos.
Blog: fanficcao.wordpress.com
Oi Xará,
ExcluirAcho que falar sobre essas coisas é sempre positivo ao leitor, né? Que bom que gostou. ♥
Oie! Apesar de amar calhamaços, aprendi a gostar de livros curtos também. Acho incrível a capacidade de um escritor de conseguir apresentar e desenvolver uma história em tão poucas páginas. Achei a ideia do livro bem legal. Gosto de histórias que abordam os sonhos, e fiquei muito curiosa a respeito desses personagens que surgem misteriosamente para guiar o protagonista. Adorei a indicação! Beijos.
ResponderExcluirhttp://www.abducaoliteraria.com.br
Oi Jessie,
ResponderExcluirAchei bem interessante a premissa da história. Gosto tanto de livros grandes com histórias bem detalhadas como tramas mais curtas e bem desenvolvidas, acredito que este autor se encaixe na segunda opção.
É muito bom quando a narrativa te prende e você se sente ao lado do protagonista, acompanhando sua trajetória e adorei saber que este livro é assim , outro ponto que gostei foi o fato do autor inserir essa questão de sonhos em suas histórias.
Fiquei bem interessada!
Ótima resenha!!!<3
Bjokas da Elo!
http://cronicasdeeloise.blogspot.com/
Oi, tudo bem ?
ResponderExcluirMenina confesso que muitas vezes julgo o livro pela capa e quando vi a capa desse pensei: será? mas a sua resenha me deixou mega interessada no livro, o enredo assim como a proposta estão chamativos e amei os quotes destacados. Então abri ele via amazon e posso pegar empresto...sem palavras, amei muito a resenha e a boa dica de leitura.
Oii!! que capa linda! Amo leituras assim rápidas e leves e que mesmo assim conseguem nos envolver e deixar aquele sentimento gostoso no fim. Foi isso que sua resenha me passou! <3
ResponderExcluirbeeijos