Escrevendo, inspirando-se e criando.
Escrevo os post do blog e minhas histórias para o Wattpad em um PC localizado em frente a uma parede que não se decide se é azul ou verde. Nem sempre é tão inspirador já que a vista está localizada às minhas costas e não, não é simplesmente mudar de lugar. Tem toda uma trama por trás de tudo. Foi então que surgiram as questões: Quantas pessoas não sofrem por falta de criatividade? Ideia para postagem ou encontrar conteúdo? Ou simplesmente sentir vontade de escrever?
Recentemente tenho digitado meu livro novo no celular pela facilidade que é para mudar de lugar e notei que isso afeta grandemente não só a minha criatividade, como também a disposição para continuar o hobbie/work. Para mim, no momento não tem jeito de adquirir um Notebook e ter essa flexibilidade, mas pensando nas resoluções dos bloqueios de escrita/conteúdo, decidi montar esse listando 5 formas de aumentar a nossa disposição para blogar.
Variar local. Parece ser um baita de um clichê, mas você já experimentou fazê-lo? Às vezes abro mão do famoso teclado físico pelo celular ou para escrever no caderno. O quintal da minha casa é onde mais têm vegetação e me traz uma paz inexplicável. A tarde a varanda fica clara e fresca. Se você não possui um Tablet/Notebook, usa o teclado do PC no celular ou se é admirador da escrita a mão, aproveita e exercita isso.
A mente de quem produz parece que nunca para (pelo menos a minha vaga entre blog, Instagram, leituras, pessoal…) e sair um pouco do seu costumeiro local de criação pode ajudar a clarear a sua mente e até mesmo trazer inspirações que você não viu antes porque estava no casulo. (:
2 // Viva o físico.
Um pouco do que aprendi escrevendo histórias consigo trazer para a blogosfera e usar isso. Para escrever sobre pessoas e criar personalidade é necessário sair de casa e se envolver com o mundo para observar. Acredito que blogar não seja diferente. Sair com os amigos, fazer um programa sozinho ou acompanhada, visitar um parente, vai distrair a sua mente e imaginação. Tudo que queremos é motivação e inspiração e depois de viver o lado físico da vida (fora do digital) você terá isso de sobra.
3 // Não produza.
Eu sofro, não por falta de ideias, mas pelo excesso delas. Se você pegar a minha agenda e um caderno fino de 48 folhas ele estará repleto de planos, projetos e ideias, mas que por querer criar todos acabo não fazendo nenhum. Essa dica é algo que quero pegar para mim também! A questão é que, além de aspirante a escritora e blogueira, sou aspirante a ansiosa, então se estou entre amigos ou fazendo alguma atividade do lazer não consigo parar de pensar naquilo que não terminei de produzir, entende?
Quando você está sem ideias ou cheio delas, mas sente que sua mente está um bagunça, pare! Dê uma pausa. Se afaste do PC e não produza. Tire esse tempo para cuidar da sua saúde mental, física, espiritual e psicológica. Esses quatro são coisas que são constantemente afetadas pelo nosso estresse e correria diária.
Se esforce para não ficar pensando em criar, fazer, produzir. Se acalma. Respira. Lembre da dica nº 2. Passe dois dias, uma semana, um mês se necessário organizando a sua mente. Sabe quando o nosso celular ta muito pesado? É porque existe muita coisa rodando em seu sistema ao mesmo tempo e que precisa ser limpa. Nossa mente também necessita de descanso. Tenho certeza que quando você retornar ao que quer que seja, estará muito mais calma, inspirada e com as energias renovadas.
4 // Anotar e Anotar.
Coloca as ferramentas de Notas do celular ou retira da gaveta aquela caderneta porque vai ajudar bastante. É possível que você já tenha lido essa dica em diversos lugares, mas esse é um tópico fundamental. Mas existe uma diferença: entendo que às vezes a dica do post não surge como um raio, mas o que vai aparecer é a inspiração. Você pode estar passeando e resolver escrever sobre algo que viu ou lugares para ir; encontrou algo no supermercado que achou curioso e que talvez pudesse escrever sobre aquilo de um jeito produtivo.
Inspiração é isso. Escrever sobre algo já pronto não é muito original, mas se inspirar naquilo para escrever sobre outras coisas já é um ótimo começo. Anote, revise e se inspire.
5 // Songs, canções e 1ª arte.
Geral recomenda essa dica e eu não discordo. Já fiz post falando sobre ler ouvindo música e para escrever não faço diferente. Se você selecionar as músicas certas não vai te atrapalhar em nada. Ouvir canções enquanto escreve/produz ajuda teu corpo a relaxar e ao invés de te distrair leva a sua mente para uma área mais plena. A letra da música pode te inspirar a criar algo novo, o ritmo pode te ajudar a ter paz, entre tantos outros benefícios. Experimenta!
Vocês fazem algo para espantar o bloqueio da produtividade também? Divide com a gente. 😻 Obrigada pela atenção e visita de vocês, queridos. Se escrevam e compartilhe a dica com seus amigos virtuais. Até o próximo post. É nóis, turma! ♥
1 comentários
Que dicas incríveis!! A escolha do lugar é sempre importante, tem gente que não consegue produzir em casa, tem gente que só consegue se for em casa com um bolo do lado! Escutar musica sempre me ajuda a relaxar, ler e organizar meus pensamentos! Gostei muito do seu post!!
ResponderExcluirBeijos,
Conta-se um Livro