Nescau & Prosa | Sinceridade nas resenhas, leitores e autores.

by - outubro 23, 2017

fonte
           Que resenhista nunca pegou um livro e teve uma visão negativa de certos detalhes? Fosse um livro comprado, uma publi, parceria com editora ou escritor ou apenas para uma resenha? Se você lembrou de alguma situação seja bem-vindo ao Clube de Milhares. A nossa prosa de hoje vai abordar os pontos de vistas, a importância de ser sincero e o que isso pode te causar. Também irei dar algumas dicas que aplico aqui no blog.

          Alguns blogueiros (principalmente os iniciantes ou os que estão em suas primeiras parcerias) ficam com receio de escrever uma critica apontando os pontos negativos daquele material. Talvez por receio do autor não querer manter a parceria ou de outros escritores/editoras não desejarem nem uma futura. Já vi no Instagram (que é o fluxo das resenhas e opiniões) muitos IG's ficarem enrolando na legenda, dando umas enfeitadas nas palavras, sem querer ser direto e dizer que não curtiu aquilo. Que a narrativa tava arrastada, enrolada, que o personagem não foi bem desenvolvido e coisas semelhantes. Mas eu entendo.

Sei como é estar dando os primeiros passos em um projeto seu, recebendo os primeiros livros para resenhar, tendo a emoção de fechar a parceria. Mas deixa eu te dizer algumas coisas em dois tópicos, querido Confidente: Seja sincero, mantenha o respeito, seja profissional e confie no seu trabalho!


S E U S   S E G U I D O R E S 

        Por diversos motivos as pessoas te seguem no Instagram e um deles é porque gostam do teu conteúdo e confiam no teu trabalho! Os teus leitores do teu blog/IG estão ali para conhecer novas indicações, experimentar leituras novas e principalmente ter uma pré-ideia daquele livro. O leitor lê a sua resenha não apenas por amizade ou por ser conhecido. Não é só para te dar uma força e trazer comentários, mas para conhecer mesmo que pouco o produto que ele pretende comprar. O teu seguidor confia na tua opinião! Ele espera que você seja direto e sincero. Você gostou do livro? Ótimo! Não gostou? Explique-se. Fale dos seus pontos positivos, o que você achou negativo. Dê o máximo de informações de forma imparcial para que o seu leitor possa decidir por ele mesmo, se comprar aquele produto pode ser uma aquisição válida.


F I C A R   M A L   C O M  O  P A R C E I R O

   Galerinha, por mais que sejam palavras, é impossível um leitor ler uma resenha e não saber que o resenhista está dando rodeios. Ainda mais impossível é o blogueiro ler a opinião de outro e não pensar: ôh. tem algo suspeito aqui! Quando o livro é bom a gente grita para os quatro cantos do mundo, a crítica é diferente. Existe um ar diferente daquele livro que é bom, para aquele livro que não chegou lá.

Muitos não são sinceros em sua resenha por receio de, talvez, ferir o autor. Mas babys, se você for respeitoso e imparcial, saber que não é nada pessoal entre você e o livro, não vejo problema em ser sincero. Poxa, os seus leitores esperam por isso e provavelmente o seu parceiro também. Todo mundo que está começando ou desenvolvendo algo amam criticas construtivas. Escritor, pintor, músico, se ele for profissional e se sua resenha for uma crítica construtiva ("podia ser melhor aqui" , "ali dava para desenvolver mais") o seu parceiro vai aceitar de boa. O escritor/editora vai saber colher a tua informação para poder melhorar. As resenhas de um único livro é como uma grande pesquisa. Se você for sincero e educado e o escritor ou a editora forem profissionais eles não vão se importar. Vão usar sua critica para o próprio crescimento.


O  Q U E   F A Z E R  ?

        Uma coisa importante antes de você fechar uma parceria é pesquisar se o produto te agrada. Nada de desespero! Existem diversos tipos de parceria, mas a mais comum é a troca de um livro por uma resenha. O resenhista o lê, faz suas anotações e por fim elabora sua crítica.

1 - O gênero é o que você trabalha? A promissa promete? Te desperta interesse?

Entendo que você salta de alegrias quando é convidado para uma parceria, mas calma. Mais importante do que ter parceiros para falar que tem, é ter um envolvimento que agrade a ambos. Parceria é via de mão dupla. O escritor/editora te ajuda e você ajuda ele. Então antes de sair correndo como o Jack em Piratas do Caribe, faça como a Velma e pesquise antes sobre o material. Não aceite o produto de uma pessoa, um livro de autor, se você sabe que não vai gostar. Que não vai rolar.

Ex: se você gosta de ficção fantástica para que vai fechar parcerias com um autor de NA? Se sabe que a Editora só produz um gênero diferente do seu habitual e é provável que você não se adapte, é melhor evita, certo?


2 - Deixe claro o tipo de parceria e o seu trabalho.

Claro que você não vai ser grosseiro né baby? Mas é melhor deixar tudo bem clean entre vocês. Informe como funciona o seu trabalho: é só resenha? Resenha e divulgação? Só divulgação? Que você é sincero em suas resenhas e com uma opinião construtiva. E principalmente o seu tempo disponível, porque por mais que você saiba que tem outros livros na frente, o seu parceiro também precisa ficar ciente. Quando você faz isso valoriza a dedicação de ambos. Você respeita o trabalho do escritor/editor e ele o seu de blogueiro.

3 - Seja respeitoso e imparcial.

Nem sempre vamos adivinhar que o livro não era aquilo tudo ou tudo aquilo. Ainda assim, garanta que não se trata de gosto pessoal e se esse for o caso deixe claro aos seus seguidores e leitores. Para que palavras duras ou transmitidas de forma negativa?

Ex: Se o personagem foi raso, ao invés de dizer que "Ele foi um saco. Muito cansativo ter que aturá-lo." Por que não transmitir de uma forma mais positiva? "Tal personagem poderia ter sido mais elaborado. Apesar das boas descrições, sua personalidade poderia ser exibida ao invés de descrita ou isso acabou deixando a leitura lenta." Existe uma diferença. De um jeito, talvez possa soar ofensivo, mesmo que não seja a sua intenção. Do outro funciona como um incentivo para o escritor.


       Essa foi a nossa prosa de hoje. A ideia veio depois de uma enquete lá no Instagram. Essa atualização está ajudando bastante por sinal. Obrigada pela sua atenção Confidente. até o próximo post e um abraço de urso.

INSTAGRAM  |  FANPAGE  |  TWITTER  |  SKOOB

You May Also Like

0 comentários