Listando 5 | Livros, mais um guardados em meu guarda roupa que ainda não li

by - janeiro 09, 2021



Olá você, tudo beleza?

              Por aqui as últimas semanas foram meio estranhas, do tipo que os dias parecem passar lentamente e voar ao mesmo tempo, o que é a minha definição para as batidas na porta durante a visita da sra. Ansiedade e seus parentes Preocupações. Não sei se a estranheza está nos dias (e é provável e obvio que não), mas refletiu aqui no blog e acabou que eu saltei alguns dias de postagens. As vezes eu sou uma bateria de produção e em outros momentos eu não consigo escrever nada. Não exatamente por falta de ideias, mas por não conseguir organizá-las e prepará-las. Hoje, a primeira segunda de agosto se não estou enganada (não, não estou), tentei tirar umas fotos dos livros que irei trabalhar durante a semana e acabou que decidi escrever sobre uma pilha em especial: os meus livros não lidos no guarda-roupa.

Não estou incluindo os e-Books apenas os livros físicos, e na verdade tenho apenas seis livros não lidos, até porque eu tenho poucos livros - os quais ainda se contentam em ficarem guardados no meu guarda-roupa, e aproveitando a brecha: se você estiver trocando de estante ou prateleiras e elas estiverem em boas condições, estou aceitando de presente. No mais, vamos conhecer a lista?



1. Gente como a Gente (Ordinary People) de Judith Guest
Este está comigo desde o inicio do ano e foi a minha mãe quem ganhou de alguém e disse que poderia ficar comigo. Ele conta a história de um jovem que após tentar suicídio retorna para casa e a família tenta lidar com isso. Eu sentia que não estava no momento certo para executar a leitura, mas acredito que agora é o momento para isso. Esse volume é em capa dura e foi publicado pela primeira vez em 1976 pela editora Viking Press, e no Brasil pela editora Círculo do Livro.

2. A Travessia (Cross Roads) de William P. Young
Já tinha visto por diversas vezes outras obras do autor (A Cabana), inclusive A Travessia na biblioteca comunitária aqui da minha cidade. Até que chegou o momento em que finalmente li toda a sua sinopse e me interessei pela história. Em descobrir como o relacionamento de um humano com Deus será abordado no livro. Ele já está aqui hà tempo demais até, e se tudo der certo eu consigo iniciar a leitura na última semana de Agosto. Cross Roads, denominado no Brasil "A Travessia" foi publicado pela editora Arqueiro, e a obra conta a história de Anthony Spencer, um cara cheio da grana, egoísta e egocêntrico que após sofrer um derrame cerebral acaba entrando em coma. Quando acorda em um lugar estranho ele conhece um ser chamado Jesus e uma idosa que faz o papel do Espírito Santo.

3. Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol
Eu acho a edição desse livro lindíssima, as folhas eu não sei o nome e nem achei na internet, mas parece papel fotográfico sabe, é repleto de ilustrações feitas pelo Luiz Zerbini, as vezes retratando uma cena, as vezes ilustrações aleatórias, mas sempre mantendo o universo representativo do País das Maravilhas, como as cartas, coelhos, cogumelos, etc. É um livro que está comigo há uns quatro anos, mas eu nunca o li todo. Já folheei algumas vezes e percorri algumas linhas, mas acredito que ainda não me adaptei a ler fábulas. As coisas simplesmente não fluem para mim, é como ler livros de poesia: eu ainda não aprendi a ler esses dois gêneros. Esse faz parte da segunda edição publicado em 2009 com o novo acordo ortográfico, sob a tradução de Nicolau Sevcenko pela editora Cosac Naify. É um livro que, apesar de fino, chega a ter um peso considerável, provavelmente por causa das folhas. Com 165 páginas tem uma pequena biografia muito bacana do Lewis Carroll e suas obras.



4. O Ano de Viver Perigosamente de C. J. Koch
Junto com o livro de "Gente Como a Gente" veio esse "O Ano de Viver Perigosamente" da C. J. Koch. Eu nunca tinha ouvindo falar de nenhum dos dois. A capa (se é que podemos chamar este resto da folha de capa) já estava destruída, a coitada. Quando a vi pela primeira vez me pareceu mais uma capa de filme, e é provável que tenha uma adaptação, mas ainda não pesquisei. Sendo sincera prefiro o livro sem ela do que com essa capa (que me perdoem o desenhista e editores da época dessa edição). Como o outro este também esta com as folhas amareladas, como se tivessem passado muito tempo esmagados numa estante repleta de livros. The Year of Living Dangerously , seu título original, foi publicado em 1987, e publico no Brasil pela Círculo do Livro também no mesmo ano. 

5. Mais Comédias para Ler na Escola de Luiz Fernando Veríssimo
Li umas duas a três crônicas desse livro há exatos três anos atrás, e sendo sincera lembro muito pouco sobre elas e muito menos ainda sobre eu tê-las entendido. Talvez eu devesse ler algumas novamente para ver se me animo por completo, ou talvez seja o caso de esperar mais tempo (o que acredito que não. e se for, é melhor que eu o repasse para alguém ao invés de ficar guardado aqui). O livro foi publicado pela editora Objetiva e segundo a sinopse, Comédias para ler na Escola conta sobre "vestibular, relacionamento com pai e mãe, campeonato de futebol.... Luiz Fernando Veríssimo examina, com seu bom humor característico, temas que fazem parte da vida dos jovens brasileiros. (...)" Do pouco que me lembro de ter lido, este livro está mais para comédias para ler na faculdade ou quando ser promovido a chefe (após tantos anos de trabalho) do que na escola. Sério. Talvez seja a escrita. Parece que pega gírias do jovens com uma escrita culta de uma critica de jornal. Alguém ai já leu esse ou outros livros do Fernando Veríssimo? O que achou?

6. Pollyanna de Eleanor H. Porter
Em respeito a regra do listando cinco achei que deveria deixar esse sexto de fora, mas pensei, não posso fazer isso. Não com esse volume! Listei Mais Comédias para ler na Escola que ainda estou em duvida de ler, e vou deixar de mencionar Pollyana? Acredito que uma quantidade grande de leitores conheçam essa obra e tenham um volume desses em casa. Esse foi da minha mãe, aquele famoso livro achado durante a faxina em casa e já está conosco há um bom tempo. Eu também não o li ainda, e sendo sincera com você, nem tenho muita vontade de ler por agora. Mas tenho esperanças! Li bons comentários de quem já leu Eleanor H. Porter, inclusive contando que é o seu livro xodó ou o primeiro livro que leu na vida, e isso me anima de certa forma.

Falando em primeiro livro que leu, você lembra qual foi o seu?


da série: este foi um post escrito em 06 de Agosto de 2018

You May Also Like

0 comentários