Crítica // "Entre Umas e Outras" Graphic Novel de Julia Wertz
Autora: Julia Wertz (roteiro e arte)Tradução: Eduardo SoaresEditora: Nemo // Páginas: 208Sinopse: Nesta inebriante graphic novel autobiográfica, Julia Wertz (criadora da cultuada HQ The Fart Party) documenta o ano em que decidiu ir embora de São Francisco, sua cidade natal, para ganhar as ruas desconhecidas de Nova York. Mas não se engane: esta não é aquela história manjada de redenção da jovem que supera todas as adversidades ou bobagens desse tipo. É um livro pra lá de engraçado – às vezes incisivo, é verdade –, repleto de ilustrações divertidas, de um humor ácido e de muita autodepreciação. De quadrinho em quadrinho, Wertz passa por quatro apartamentos toscos, sete empregos sofríveis, problemas familiares, viagens fracassadas e uma infinidade de garrafas de uísque.
por Jéssica Faustino
Uma jovem decide não tão de repente assim deixar sua cidade natal e tornar New York sua nova residência. A história começa com a personagem nos contando que em seu vigésimo quinto aniversário ela acordou em uma lavanderia em NY e é assim que a Julia Wertz inicia essa autobiografia. Mas para entendermos como um fato tão incomum aconteceu a história retorna um ano e de forma divertida o leitor passa a desenvolver uma simpatia pela personagem. Sendo impossível não ficar curioso com o seu desfecho.
A narrativa em forma de HQ me conquistou de tal forma que nem a novidade de ler um material deste tipo no Kindle foi incômodo, imagina, ler quadrinhos no e-Reader?! No entanto, eu nunca tinha pego uma autobiografia tão divertida e talvez, justamente, por ser uma Graphic Novel e pela sua leveza e linguagem informal no contar as situações da Julia, Entre Umas e Outras seja tão prazeroso de ler.
"Escrever sobre Nova York parece nos levar automaticamente a frivolidades poéticas de proporções humilhantes e é por isso que o melhor que faço é largar mão e deixar os quadrinhos falarem por mim." (nota da autora, Julia Wertz)
Entre Umas e Outras a JuliaWertz nos conta algumas das situações interessantes que aconteceram na sua família (como o seu irmão dependente químico que já bateu dois dos seus carros, mas que está numa clínica de recuperação); o seu relacionamento amoroso, os seus dois empregos e como ela acabou deixando tudo na Califórnia para ir até New York. Algumas dessas coisas o leitor fica a par em apenas uma única página já que a autora não se aprofunda muito nas histórias — o que deixa tudo mais legal de ler. Você começa e quando percebe já acabou.
Sem deixar de mencionar que é feita várias referências da cultura pop no ano de 2007 como: Diabo Veste Prada, Sex and City, Family Guy e locais por onde ela perambulou. Os traços artísticos não são nada elaborados, mas acredito que seja intencional. Inspirando-se nos seus desenhos na época.
É uma graphic novel bem interessante. Quem pensa em se mudar ou tem interesses em assuntos envolvendo NY vai gostar de ler. Julia Wertz enriqueceu a história com dicas para os novatos; situações que ocorreram em seu cotidiano e que ela não imaginou que passaria por isso e até uma pequena rivalidade que acontece entre São Francisco e New York. Ela foi bastante realista ao narrar um pouco do cotidiano, contando sobre a dificuldade de se achar um trampo sem ter experiência na cidade e as furadas nos apartamentos em que morou. Acredito que muitas das situações tenha lhe dado dor de cabeça durante esse processo de transição e adaptação, mas agora ela narra tudo com muita simplicidade, ironia e de forma bem humorada.
"Mudar para Nova York é uma experiência única, que pode dar certo ou não. Não há vergonha em não conseguir, essa cidade não é para todos. Aliás, ainda penso em ir embora uma ou duas vezes por dia. O único conselho de verdade que posso oferecer é aguentar o tranco, porque uma hora as coisas se ajeitam. E se não, foda-se, você sempre pode voltar para casa." 3 Julia Wertz.
Siga-me nas redes sociais.
15 comentários
Olá Jéssica, como vai? Eu nunca li nenhuma grafic novel..rs! Apesar de achar elas muito lindas, ainda não encontrei uma história que me chamasse tanta atenção a ponto de pagar o preço que são cobradas por elas. Lendo a sua resenha fiquei encantada com toda a história e estou querendo muito comprar uma edição para mim.
ResponderExcluirEu fiquei apaixonada nas suas fotos, cada uma delas parece ter sido feita com muito carinho.
Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Realmente, os preços não são muito atrativos e os livros em e-book, apesar de sair mais barato, nem sempre sai muito em conta. o jeito é esperar descontos.
ExcluirMuito grata pelos seus elogios. ♥ ♥
Oie. Eu acho fantástico ler HQs. As mais simples são as minhas favoritas. O fato da autora ser realista me deixa animada para leitura pois acredito que seja bem mais facil nos identificar com a obra. Amei. Beijs.
ResponderExcluirBlog: fanficcao.wordpress.com
Ler fantasias é ótimo; mas nos identificarmos com a realidade de um personagem é tão bom quanto, não é mesmo? haha ♥
ExcluirMenina que obra linda! Tb nunca li esse formato no kindle e fiquei morrendo de vontade hahaha
ResponderExcluirJá salvei na lista de desejo e lerei assim que puder, pq só pela resenha posso ver que vou me identificar com a autora rsrs.
osenhordoslivrosblog.wordpress.com.br
Eu achei que teria sérios problemas com a leitura até perceber que as páginas ampliavam! O que é ótimo. ♥ Espero que goste. ^^
ExcluirAh, que lindinho! preciso ler uma obra assim em HQ, faz tanto tempo que li, ainda na adolescência.
ResponderExcluirA história parece ser bem humorada. Vou anotar aqui, super curti sua dica, bjus.
Oie! Adorei a recomendação. Não sou muito fã de bibiografia, mas acho que quando combina com o formato de graphic novel, o resultado é muito interessante. Pelo menos eu gostei de todas as minhas experiências nesse estilo. Achei os traços das ilustrações bem leves e fofinhos, e as fotos que você tirou estão lindas. Fiquei interessada em conhecer mais sobre a Julia :)
ResponderExcluirhttp://abducaoliteraria.com.br
Tudo feito de um jeitinho mais dinâmico fica sempre mais atrativo, não é? Haha Obrigada. 😍😍❤
ExcluirAiinnnn amo Graphic Novel, e já tô querendo ler essa e a The Fart Party já estão em minha lista de desejos. Amei a dica e as partes que você escolheu, me vi naquele momento do metrô, quando acho que estou indo para um lugar e na verdade estou indo para outro. kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirDepois de ler "Entre Umas e Outras" fiquei com muita vontade de procurar outros títulos (inclusive vou pesquisar o que você citou). Ah, a Julia conta com muita graça essas e outras situações! :D ❤❤
ExcluirOi, tudo bem ?
ResponderExcluirMenina estou passada aqui com essa indicação, nunca li um Graphic Novel e pela sua resenha linda eu tenho que ler ! kkkkk As fotos estão linda e o livro pelo visto é uma ótima dica de leitura e as pessoas vão se identificar.
Foi uma ótima experiência e assim que possivel eu gostaria de ler outras HQ! Muito obrigada! ❤❤
ExcluirAah, que leitura deliciosa. Não conhecia uma Graphic Novel, mais fiquei bem intrigada a saber mas sobre a personagem e sobre todo o universo a que ela está inserida. Sem dúvidas uma leitura que te deixa intrigada a cada quadrinho, e te leva a conhecer Nova York junto com ela.
ResponderExcluirAdorei a dica!
Beijos
Só tem uma palavra pra definir como me sinto agora, PRECISO!! Essa editora tem ganhado cada vez mais espaço na minha estante e no meu coração de leitora!! Amei mesmo, obrigada pela ótima resenha e da indicação linda!!! ~Elis (Blog Pretenses)
ResponderExcluir