[RESENHA] Mundo Paralelo de Leandro Borba
Foto: Jéssica Faustino @livroseumsegundomundo |
Temos um jovem rico e acostumado a ter tudo que quer, chamado Leo. O mesmo gosta de atrair as garotas, conquistá-las e abandoná-las depois. Ele decide que sua próxima vítima será a Emma, uma garota da época do colégio. Porém, os dois vão se conhecendo e acaba por rolar um namoro. Mas durante os anos que se avança no livro ocorrem muitos desentendimentos, brigas e voltas. Em uma dessas retomadas de relacionamento o casal acaba morrendo em um acidente e surgido como espírito na Terra. Um tipo de mundo paralelo.
N A R R A T I V A & E N R E D O
O livro é narrado na terceira pessoa e de forma muito rápida. Por um lado, isso é bom porque não ocorre muita enrolação, por outro, também não é muito detalhada: sensações, espaço, sentimento. O leitor que é acostumado a se envolver mais dentro do ambiente e o uso de adjetivos para acompanhar os sentimentos dos personagens talvez não vá curtir muito. Mas para os que gostam de uma história com acontecimentos muito mais rápido e sem detalhes é possível que gostem.
Tive uma certa dificuldade em finalizar o livro. Ele é fino com 154 páginas, mas em determinados momentos o tempo avança, como cinco anos na página vinte e quatro. Acho que ter descrições de ambientes e conseguir passar a emoção dos personagens seja algo essencial porque são essas coisas que nos fazem criar uma relação livro-leitor. É o que segura quem o está lendo, o que cria a expectativa e faz o leitor viajar no ambiente. Então avançar o tempo sem antes ter essa relação intima com os personagens pode acabar prejudicando um pouco.
P E R S O N A G E N S & E S T Ó R I A
É muito bacana fugir do clichê de que todo protagonista é carinhoso e bonzinho. Eu curti isso em Mundo Paralelo, é um ponto positivo. Leo é um rapaz egoísta, manipulador e que acha que o mundo gira em torno dele. Teve coisas suas que me deixaram um pouco chateada, como ele citar Emma como sua próxima vítima a ser conquistada. Mas ok. É o personagem.
Porém, a mistura da história com os personagens foi um pouco desconexa. Leo e Emma, após renascerem acabam conhecendo outros espíritos, incluindo Chris (um primo já falecido do Leo há anos). Geral tá morto, mas eles descobrem que se recuperarem uma chave guardada no Vaticano conseguem voltar a vida. Todo mundo participa desse processo e por algum motivo voltam a vida com poderes, mas apenas o Leo é considerado herói. Sem contar que ele passa isso na cara do Chris e da Emma.
O diferencial de ter vários personagens é que cada um tenha sua própria personalidade. Claro que existe o personagem principal e aquele elo dele com os demais, porém, são pessoas de certa forma e cada um possui seus próprios ideais e problemas. Entre eles existiam algo em comum: a experiência da morte pós vida ou vida pôs morte e uma guerra prestes a acontecer. Porém, o resto dos personagens tratam o Leo como alguém super importante sem um motivo significante.
Leonard tem atitudes erradas e mesmo quando isso está claro os outros personagens concordam com ele. Isso quer dá uma ideia de que Leo é um líder perfeito e respeitado, mas olhando por outro ângulo se torna algo forçado. Não tem problemas um personagem principal ter defeitos ou ser chamado a atenção. Tinha mais pessoas que conheciam o Mundo Paralelo há anos e a Mary é uma personagem muito mais forte do ele em experiência e poderes.
Depois de anos de conhecimento e um relacionamento não muito estável, acaba acontecendo um triângulo entre ele, a Emma e a Mary, uma ex guardiã que também volta a vida. É bastante compreensível esse triangulo. Um amor de anos e uma paixão-atração recente. Os motivos foram bem desenvolvidos e abordado pelo autor. O final, me deu uma ideia de que se a Mary não tivesse tomado certas decisões o Leo ainda estaria indeciso e brincando com as duas. Mas segundo informações, parece que teremos um volume dois: Mundo Paralelo - Mais Poder.
Foto: Jéssica Faustino @livroseumsegundomundo |
Sinopse: Leo, um garoto jovem, com todo o futuro pela frente, se apaixona por Emma, antiga paixão da época em que estudavam. Namoraram por muito tempo, mas mentiras a fizeram terminar este relacionamento. Anos depois se reencontram e novamente se apaixonam, mas quando resolvem ter uma vida juntos sofrem um terrível acidente automobilístico acabando com suas vidas. Porém, existem coisas que só acreditamos se as vivermos. Descobriram que a vida não acaba na morte.Problemas entre os dois começam a aparecer, pois além de estarem mortos, Leo conhece outra mulher, completamente diferente de Emma, o que coloca em dúvida tudo o que ele achava ser amor.Com a ajuda de seu falecido primo Chris, o qual encontra logo após sua morte, descobrem que em um lugar secreto existia um amuleto que poderia trazê-los de volta a vida. Lógico que pegar este amuleto não seria fácil, teriam que enfrentar uma guerra contra os Vigilantes, que assim como Leo, possuíam poderes, alguns até mais poderosos e fatais.Autor: Leandro Borba | Páginas: 154 | Editora: Autografia |
Ano: 2017 | FanPage do Livro: Livro - Mundo Paralelo
Livro de autor nacional Leandro Barboa que recebi para resenhar. 📖💡
0 comentários