FILME | A Batalha do Ano 1, breakdancing e muita dança

by - setembro 26, 2017




Roteiro: Brin Hill, Chris Parker
Estreia: 22 de Novembro de 2013
Duração: 1h 50m
Direção: Benson Lee


               A Batalha do ano traz um ex-dançarino e ex-treinador de basquete que após perder a esposa e o filho de quinze anos passou a viver isolado e na companhia de uma garrafa de álcool. Ele é convidado pelo seu ex-parceiro e amigo, Dante Graham (Laz Alonso), agora empresário que patrocina um grupo de breakdancing que representa os EUA, o qual não traz o título de campeão mundial a tempos para casa.

Mas, assim como nessa resenha, esses detalhes são apenas a introdução do filme. No desenrolar do roteiro é nos apresentado, não mais um filme sobre dançarinos e competições que almeja o topo, mas vários rapazes de etnias e costumes diferentes reunidos pelo treinador Jason Blake (Josh Holloway) após despedir a equipe anterior. Todos eles têm apenas o hip-hop em comum.

Não sou tão experiente falando de filme como sou de livros, então o que trago aqui é mais sobre opinião pessoal e lições acumuladas de filmes anteriores (risos). Então, tirando os detalhes técnicos e falando da história que “A Batalha do Ano” conta, afirmo ser um filme legal. Ele é ótimo na verdade, mas do jeito dele.

Battle o the Year não tem nada de tão esplêndido e de novo, porém o filme possui aquelas lições que sempre é nos apresentado em obras que abordam sonhos, como superação e união. Enquanto apreciamos a parte artística da dança, coreografias (porque o filme tem um foco bem atento no seu tema: dança) vamos aprendendo junto com os rapazes sobre o profissionalismo, dedicação e principalmente disciplina.

São uns doze dançarinos e como na maioria dos filmes que envolvem uma grande turma, nem todos tem espaço para a sua própria história pessoal para ser desenvolvida. Então as cenas que transmite dificuldade e superação é na grande maioria das vezes envolvendo toda a equipe. Mas claro que o Rooster, protagonizado pelo Chris Brown, tem um espaço um pouco maior que os outros.

Quem está a procura de um filme rápido, com aquele ar de competição e dança, fica a dica. O "Dream Team" precisa enfrentar eles mesmos, desde uma vaga na equipe e suas próprias personalidades, antes de enfrentar a Coréia – atual campeão do evento “A Batalha do Ano”, que reúne competidores de todo o mundo. O final foi bem desenvolvido, justa e deixou gostinho de quero mais.


SINOPSE
O filme segue a história de uma equipe americana de breakdancing, ou "B-boy", formada por jovens com problemas sociais e familiares. Eles são liderados por um treinador rígido (Josh Holloway), que os leva à França para participarem da competição Battle of the Year, na qual equipes de 18 países lutam pelo título de campeões mundiais.

You May Also Like

0 comentários