RESENHA: A Ultima Carta de Amor de Jojo Moyes


Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a sua casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória da antiga vida. Por mais que todos ao seu redor pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com o amante.

Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido - em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado -, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.

 Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor, primeiro livro de Jojo Moyes publicado pela Intrínseca, entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer.


RESENHA: A Ultima Carta de Amor conta a história de três pessoas, um romance e dois casos. Calma, não é um romance com essas três pessoas. Elas são totalmente diferentes, somente uma coisa em comum: Um Caso (um romance fora do casamento).

Em 2003 Ellie Haworth trabalha como jornalista mas também possui um romance com um cara casado. Ela vive tentando entender as curtas mensagens que ele manda, que mais parece códigos para ela e seus amigos, os quais se perguntam se um dia ele irá se separar de sua esposa para assumir um relacionamento com ela. Por causa de sua confusão amorosa, Ellie desaba um pouco no trabalho e precisa de uma matéria nova pro jornal. Certo dia, a sua chefe a manda para o deposito onde mantém matérias guardadas por décadas. Em busca de algo realmente interessante ela encontra uma carta de amor, que parece nunca ter chegado ao seu destino.

No mesmo livro somos enviados de volta ao ano de 1960, contando a história de Jennifer Stirling. Uma moça também jovem que acabou de perde a memória em um acidente. Ao acordar e retornar para casa com seu marido, Jennifer percebe que é uma mulher rica, mora em uma casa enorme e não tem filhos. Também sente que ela tem tudo o que uma mulher daquela época sonhava em ter. Jenni sempre se sentiu deslocada desde que chegará, mas quando a mesma fazia determinadas perguntas para as pessoas, principalmente seu marido, eles se limitavam a responder de forma curta. Jojo Moyes voltou à uma época onde as mulheres não tinham direito a nada: não falavam se não fosse para responder uma pergunta, se fossem divorciadas eram deserdadas pela sua família, entre tantas outras questões sociais da época.

Quando voltará a sua casa, em uma arrumação em busca do seu próprio eu, Jennifer achou uma carta onde estava exposto os sentimentos de um homem e uma outra informação que lhe deixou assustada: uma menção que ela já havia traído o seu marido. Jenni continuou a procurar mais e mais cartas que no final eram sempre assinadas por “B”.  Ela decide que vai procurar por esse homem, que parecia que a amava como o seu marido era incapaz de ama-lá e de a fazer sentir amada. Mas não vai ser tão simples assim. A história vai trazer vários encontros e desencontros. Em meio a essa confusão ela encontra o segredo que todos evitavam falar sobre o seu acidente. Até lá muito romance, mistério e tensão ainda vai rolar.

        Um romance paralelo dos relacionamentos de hoje em dia e o glamour romântico dos anos 1960. É um livro maravilhoso, eu não tenho muitas palavras pra descreve-ló. O inicio possui uma narrativa mais lenta e foi um pouco dificil para mim associar e entender as narrativas diferentes (2003 - 1996) Mas seja persistente e não desiste, pois, para você que gosta de um bom romance de época vale a pena. Eu só comecei a entender toda a história lá no capitulo cinco, (página oitenta e dois). Mas quem já leu FMF 4 vai entender logo de cara. Um capitulo conta a história da Ellie e no outro conta a história da Jennifer. Assim até o momento tão esperado e inesperado.

No inicio eu fiquei meio atrapalhada para ler já que (1) eu costumo ler histórias narradas pelo próprio personagem e (2) esse é um livro em que você tem que ter um pouco de paciência no inicio e prestar bastante atenção para não precisar começar tudo de novo. Como eu. Em termo de material o livro é bonito. Bem planejado, detalhado e eu achei que a autora foi muito carinhosa ao por alguns comentários dos leitores na capa traseira. O titulo também é totalmente compatível com a história.

Eu meio que achei monótono no inicio, mas queria saber o que os comentários queriam dizer sobre: "um romance pungente que vai fazer seu coração flutuar. - Heat" e "... paixão, amor e perda são grandes temas. Prepare-se para chorar. - Sainsbury's Magazine". Então decide ir em busca desses sentimentos dos leitores e encontrei.

Autora: Jojo Moyes
Páginas: 384
Avaliação: 3/5 ✩
Editora: Intrínseca
Categoria: Romance, Drama, Romance de Época

Comentários

Postagens mais visitadas